Dia do Piloto de Helicóptero – 24 de Fevereiro

0
168
DIA DO PILOTO DE HELICÓPTERO

O INSTITUTO FEDERAL DE FISCALIZAÇÃO, HOMENAGEIA OS PILOTOS DE HELICÓPTEROS DO BRASIL, EM ESPECIAL OS QUE FAZEM PARTE DO CAOP/DPF. 

No dia 24 de fevereiro de 1972, um grupo de 12 pilotos de helicóptero realizou umas das missões mais difíceis da história. Enquanto um incêndio consumia o edifício Andraus, em São Paulo, esses verdadeiros heróis, enfrentando as mais adversas condições, fizeram o resgate de cerca de 350 pessoas, evitando uma tragédia ainda maior. Esse marco na história da aviação nacional deu origem ao Dia do Piloto de Helicóptero.

Antes de iniciar esse artigo agradeço a oportunidade de ter conhecido a pessoa que possibilitou escrever essa história – Comandante Cláudio Finatti. Foram muitas conversas e longas pesquisas. Finatti mantém um arquivo pessoal invejável e que possibilitou escrever esse artigo. (Leia também: O incêndio do Edifício Andraus pelo Comandante Sayão)

Faço uma ressalva quanto ao número de pessoas salvas e sequências dos fatos, pois, apesar de ler muito sobre o assunto, muitos anos se passaram e existem muitas versões. Tentei seguir aquilo que foi publicado na mídia à época dos fatos. Faço aqui um breve resumo.

Passados mais de 40 anos dessa tragédia, vimos que esses pioneiros reescreveram a história do salvamento aéreo no Brasil e no mundo e esses pilotos foram os desbravadores e os grande motivadores do uso de helicópteros nas operações de segurança pública e de defesa civil, que nesta época era apenas um sonho.

Muitos deles eram pilotos civis e outros eram oriundos das Forças Armadas e que trabalhavam na Aviação Civil. Como fato histórico, a Polícia Militar, bem como a Polícia Civil de São Paulo, somente receberiam seus helicópteros 12 anos depois dessa tragédia.

FONTE: http://www.aeronautas.org.br/noticias/taxi-aereo/6008-24-de-fevereiro-dia-do-piloto-de-helic%C3%B3ptero.html

FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Coordena%C3%A7%C3%A3o_de_Avia%C3%A7%C3%A3o_Operacional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

2 × cinco =