Dia Internacional da Mulher – 08 de Março

0
199
DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Este dia 08 de março não é só de homenagens. Simboliza um marco de lutas das mulheres por melhores condições de vida, de trabalho e igualdade.

O Dia Internacional da Mulher foi instituído em 1910 durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca, mas foi oficializado somente em 1975 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A data foi escolhida pelo fato de em 8 de março de 1857 ter sido realizada a primeira greve de mulheres em uma fábrica de tecidos na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, em que as trabalhadoras reivindicavam tratamento digno contra a violência sexual e física que sofriam, além da redução da carga horária de 16 horas para 10 horas diárias e equiparação de salários aos dos homens, pois recebiam um terço do valor no mesmo cargo.

Em 1911 houve um incêndio numa fábrica diante das péssimas instalações que vitimou 146 pessoas, sendo 125 mulheres operárias, que não puderam sair porque trabalhavam trancados nas fábricas pelos patrões para impedirem greve. As mobilizações eram sempre reprimidas com muita violência.

Durante esses anos a luta das mulheres produziu muitas vitórias. Mas ainda há muita discriminação, preconceito, violência física, sexual e moral contra as mulheres em todo o mundo.

Magne Cristine Cabral da Silva é advogada, escrivã da Polícia Federal aposentada, diretora de Comunicação da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) e diretora da Ordem dos Policiais do Brasil (OPB) e do Instituto Federal de Fiscalização (IFF), além de tutora em ensino a distância da Academia Nacional de Polícia Federal. É pós-graduada em Direito Público, especialista em Execução de Políticas de Segurança Pública e bacharel em Direito e Administração de Empresas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

18 − onze =