VOCÊ ESTÁ AQUI: PRINCIPAL - PUBLICAÇÕES - DESTAQUES

Anistia Internacional oferece curso gratuito de direitos humanos

O curso da Anistia Internacional é oferecido pela primeira vez em português





Uma pesquisa da Ipsos mostrou que 63% da população brasileira considera importante o trabalho em defesa dos direitos humanos. Ao mesmo tempo, muitas pessoas demonstram desconhecimento ao que de fato o conceito significa: 66% dos entrevistados pensam que esses direitos defendem mais “bandidos” do que “vítimas”.

Pensando nisso, a Anistia Internacional lançou um curso online e gratuito, em português, de “Introdução aos direitos humanos”. As aulas são divididas em quatro módulos e mostram aos participantes como os direitos humanos estão presentes no cotidiano. Ao fim do conteúdo, os alunos vão ganhar um certificado.

Os exercícios do curso relacionam o dia a dia com direitos básicos, como compartilhar opiniões nas redes sociais, ter onde viver, praticar suas religiões e se alimentar. Também ajudam os alunos a identificar quais são os principais atores, e suas responsabilidades, na promoção dos direitos humanos, incluindo cada cidadão.

Para o coordenador de Educação em Direitos Humanos da Anistia Internacional no Brasil, Paulo Vicente Cruz, as aulas são uma oportunidade para educadores de instituições formais, e também informais, como movimentos sociais e coletivos, provocarem em seus alunos uma discussão inicial, mas muito necessária, para lançar as bases para uma formação orientada pela perspectiva dos direitos humanos.

“Acreditamos que é necessário desmistificar os direitos humanos, aproximá-los da vida de cada um, e vemos a educação como um caminho para isso. Uma formação orientada por esta perspectiva, não só, é fundamental para termos cidadãos conscientes de seus direitos, como também, para formarmos pessoas apaixonadas pela ideia de que todos e todas têm necessidades e direito básicos, e que isto está garantido por leis e normas”, afirma Paulo Vicente Cruz.

“Acreditamos que este é um caminho para tornar o debate sobre os direitos humanos mais consistente e avançar na construção de uma sociedade mais inclusiva”, completa.

Paulo destaca ainda a importância do lançamento no Brasil, diante do atual contexto:

“Em tempos de visões polarizadas sobre a realidade brasileira, de mistificações e estereótipos a respeito dos direitos humanos, é importante que as pessoas tenham acesso a informações confiáveis para reflexão sobre este tema. Esperamos que este curso seja o ponto de partida de usuários e usuárias para o debate qualificado sobre o tema, de forma que compreendam que se trata de um assunto que diz respeito a todas as pessoas, sem exceção”.

Os interessados também podem fazer outros cursos disponíveis no mesmo site, mas em outros idiomas, como espanhol, inglês e árabe.

Para fazer o curso, clique aqui.

Assista ao vídeo abaixo e entenda mais sobre o que são direitos humanos:

https://www.facebook.com/watch/?t=23&v=463988127461075

Fonte: CATRACA LIVRE