
A Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC) realizou, no dia 27 de novembro, no Quartel-General do Exército, Forte Caxias, em Brasília, a 4ª Reunião de Câmara Temática do Conselho Consultivo do Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados pelo Exército. O evento teve como finalidade promover discussões sobre tecnologias, procedimentos e normativas que possam auxiliar o controle e o rastreamento de explosivos e seus assessórios, além de contribuir para mudanças na legislação. Estava também entre os assuntos a possibilidade de celebração de convênio SINDEX/ABIMEX com a DFPC.
O Diretor de Fiscalização de Produtos Controlados, General de Divisão Luciano José Penna, realizou a abertura da reunião, destacando a importância da participação das empresas que lidam com PCE. Estiveram presentes na reunião membros da DFPC, representantes de empresas que lidam com explosivos, pirotecnia, rastreabilidade entre outros.
Desde 2016, a DFPC tem procurado promover periodicamente encontros que tratam de Produtos Controlados pelo Exército (PCE). A intenção é de realizar um aprimoramento na legislação, no trato com explosivos, contando com a colaboração dos próprios usuários e empresas. Além de atender à crescente demanda da sociedade por ações e procedimentos que venham a prover tranqüilidade e segurança em relação ao controle de fiscalização de explosivos.
Juntamente com esta atividade, a DFPC tem promovido durante todo o ano, operações voltadas para fiscalização de explosivos a estabelecimentos cadastrados junto ao Exército Brasileiro. A última nominada Dínamo VI, foi desencadeada em outubro de forma simultânea em todo o território nacional e contou com o apoio das 12 Regiões Militares (RM), Órgãos de Segurança e Ordem Pública (OSOP) e Agências Governamentais em todo o território nacional.
No mês de dezembro, a diretoria planeja realizar a última reunião do ano para tratar de assuntos relacionados a de PCE.
Redes Sociais