Filiados

FILIADOS

Os filiados são colaboradores da Agência Federal que participam diretamente de suas atividades  para a construção coletiva de uma realidade que valorize os direitos humanos, promovendo respeito, solidariedade e justiça, especialmente a serviço dos menos favorecidos.

A Agência Federal incentiva a capacitação dos filiados de forma gratuita na modalidade de ensino à distância EaD, em cursos de áreas temáticas relativas aos objetivos sociais, bem como os relacionados ao serviço público, que são ministrados por escolas de governo, serviços sociais autônomos ou outras entidades parceiras, nacionais e internacionais.

Com a capacitação, os filiados desenvolvem suas potencialidades para maior acesso ao mercado de trabalho e ainda podem ser aproveitados na prestação de serviços específicos da Agência Federal ou em parcerias com o setor público civil e militar, a iniciativa privada e outras entidades do terceiro setor, de forma remunerada, conforme autorizado em lei.

A Agência Federal promove a valorização dos filiados pela adoção da meritocracia como parâmetro de progressão e promoção de categoria, mediante a avaliação por critérios inerentes à participação, desempenho acadêmico, tempo de filiação e atuação no desenvolvimento institucional da Agência Federal, dentre outros definidos em regulamento.

O filiado ingressa na AGÊNCIA FEDERAL na categoria de COLABORADOR, podendo evoluir para TÉCNICO, ANALISTA, FISCAL, AGENTE ou PERITO.