VOCÊ ESTÁ AQUI: PRINCIPAL - AGÊNCIA FEDERAL

Integrante da Agência Federal assume Conselho de Segurança em Alagoas

O agente Pedro Morais é Conselheiro de Segurança Pública na Zona da Mata alagoana

Por PATRÍCIA BRAGA DA CARVALHEIRA*





O bacharel em direito e integrante da Agência Federal em Alagoas, Pedro Henrique Soares Lopes de Morais, tomou posse nessa segunda-feira (19), como Conselheiro Municipal de Segurança Pública pelo município de Ibateguara, interior do Estado de Alagoas. A solenidade aconteceu na Câmara de Vereadores de São José da Laje, onde também foi empossado o Conselheiro de Segurança desse município, também localizado na Zona da Mata alagoana.

Os Conselhos Municipais de Segurança Pública são consideradas iniciativas de vanguarda no combate à violência no Estado de Alagoas. Como primeiro Conselheiro de Segurança da cidade de Ibateguara, Pedro Morais, que é servidor do Poder Judiciário Alagoano e já atuou no Ministério Público Estadual, assume o cargo determinado a fazer a diferença na luta contra a criminalidade local.

“Torna-se ainda mais especial e de mais responsabilidade, o fato de sermos o primeiro corpo de conselheiros a formar estes conselhos, que são mais uma luz a debruçar-se sobre a escuridão da marginalidade criminosa”, enfatizou. “Estou muito honrado com o convite e a missão a mim confiada, diante da importância que é a segurança pública para o desenvolvimento salutar da sociedade. Trabalharemos com afinco, sabendo das dificuldades e desafios, mas irmanados com o compromisso de bem servir, pois seremos todos nós os beneficiados pela eficiência destes conselhos e de todos que virem a compor a segurança pública do nosso amado país”, disse o agente durante discurso.

A Agência Federal foi representada na solenidade de posse pelo Diretor Jurídico Alexandre Montenegro, Diretor Financeiro Antônio Fonseca e pelo Agente Yuri Igor dos Santos. Entre as autoridades, estiveram presentes o prefeito em exercício de São José da Laje, Gersiton Júnior, o Secretário Municipal Paulo Roberto “Neno”, o prefeito de Ibateguara, Geraertes Alves Cruz, o presidente da Câmara de São José da Laje, Marcos Rocha, o vice-presidente da Câmara de vereadores de Ibateguara, Agnaldo Farias e demais vereadores de ambos os municípios.

Agente Pedro Morais, Promotor de Justiça Carlos Eduardo, Diretor Jurídico Alexandre Couto e o Diretor Financeiro Antônio Fonseca

Autoridades policiais também prestigiaram o evento, como o Subcomandante do 2º BPM, Major Agnaldo e o Chefe de Operações da Polícia Civil, Agente André Moura; o Chefe de Instrução do TG 07-009, Subtenente Carlos Henrique de Castro; o oficial de Justiça, Robson Alan, representando o Dr. José Alberto Ramos, Juiz de Direito titular da Comarca e os integrantes do Ministério Público Estadual, Promotor de Justiça em São José da Laje, Dr. Carlos Eduardo Baltar Maia e Dr. José Antônio Malta Marques, Promotor Diretor do CAOP – Centro de Apoio Operacional do MP, representando o Procurador-Geral de Justiça, Dr. Alfredo Gaspar de Mendonça Neto; representantes da OAB/AL, empresários e comerciantes da região, como o senhor José Clodoaldo.

José Antônio Malta Marques. Diretor do CAOP e o Agente Pedro Morais.

Diante da crescente onda de violência que assola o país e o mundo, os municípios brasileiros têm se empenhado cada dia mais para combater a criminalidade. O anseio da população por mais segurança originou a Lei Federal nº 13.675/18, que criou a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social – PNSPDS, bem como o Sistema Único de Segurança Pública – SUSP, que levou ao advento dos Conselhos Municipais de Segurança Pública – COMSEG, cujas diretrizes seguem metas do Plano Nacional de Segurança Pública, de Competência do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A Diretoria da Agência Federal parabeniza os empossados e toda a equipe que desenvolverá esse trabalho tão relevante para a população dos municípios de Ibateguara e São José da Laje e para a segurança pública do País.

 

Agente Yuri Igor dos Santos, representando a Agência Federal, ao centro da imagem.

Fonte: AGÊNCIA FEDERAL