Patriotismo

Com o lema “PÁTRIA AMADA BRASIL”, a AGÊNCIA FEDERAL é uma organização de pessoas que comungam do sentimento de amor, orgulho e devoção à pátria.

SÃO SÍMBOLOS NACIONAIS

De acordo com a Constituição Federal de 1988, no capítulo 3 – Da Nacionalidade, o Artigo 13 define que a língua portuguesa é o idioma oficial da República Federativa do Brasil e no parágrafo primeiro, a redação é determina: “São símbolos da República Federativa do Brasil a bandeira, o hino, as armas e o selo nacionais.” – o parágrafo segundo faculta que: “Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão ter símbolos próprios.”

BANDEIRA NACIONAL

BANDEIRA DO BRASIL

BRASÃO DE ARMAS

BRASÃO DE ARMAS DO BRASIL

SELO NACIONAL

SELO NACIONAL

HINOS DOS ESTADOS BRASILEIROS

SER PATRIOTA

Pátria significa “a terra do pai”, o país onde moramos e estamos vinculados pelo nascimento ou pela naturalização. Pátria não é um conceito jurídico, mas é citado na Constituição Federal, art. 142:

Art. 142. As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.

Ser patriota é amar o país em que vive. É respeitar seus valores e símbolos nacionais. É sentir-se parte da população numa mesma identidade. É valorizar os preceitos normativos, a ordem e a justiça. É defender a cidadania e o estado democrático de direito. É procurar servir seu país da melhor forma possível.

AGÊNCIA FEDERAL quer servir ao Brasil por meio de estudos, projetos e soluções em tecnologia que contribuam para impulsionar o país e promover a qualidade de vida, a segurança pública, os direitos humanos, a cidadania, a gestão pública transparente e democrática, o patriotismo e a paz social.

PÁTRIA AMADA BRASIL!