VOCÊ ESTÁ AQUI: PRINCIPAL - PUBLICAÇÕES - DESTAQUES

Quais os benefícios da tecnologia para os idosos?

A tecnologia evita o isolamento, ensina coisas novas e aumenta o acesso a serviços públicos e até a resultado de exames.





O uso da internet por idosos cresceu mais de 50% no Brasil. É o que diz um estudo da Universidade Aberta da Catalunya, que utilizou os dados do nosso país. Ainda segundo o estudo, a proporção de pessoas usuárias de internet com até 44 anos é acima da média do país.

Apesar do aumento de 56% entre 2015 e 2017, só uma em cada quatro pessoas idosos utilizou a internet em 2017. O estudo também encontrou maior uso de tecnologias entre idoso mais escolarizados, o que mostra que a educação ou seguir estudando ao longo da vida melhora nossa relação com a tecnologia.

Mas quais os benefícios das tecnologias para os idosos? O consultor do Bem Estar e especialista em longevidade Jorge Félix explica que hoje temos muitos aplicativos disponíveis nos smartphones (calculadora, banco, supermercado, relógio, TV, mapas) e eles trazem mais independência para o idoso.

Além disso, a tecnologia evita o isolamento, ensina coisas novas e aumenta o acesso a serviços públicos e até a resultado de exames.

Mas atenção! É preciso alertar os idosos sobre as notícias falsas, chamadas fake News. A primeira dica é sempre desconfiar e ver de onde veio a notícia, se é de um lugar confiável. Promova a conversa com pais e avós sobre o conteúdo. E por fim, e o principal, explique que não devemos compartilhar tudo que aparece na tela.

Assista a reportagem:

https://globoplay.globo.com/v/7807123/

Fonte: G1