PATRIOTISMO

Com o lema “ORDEM PARA QUE HAJA PROGRESSO”, a AGÊNCIA FEDERAL é uma organização de pessoas que comungam do sentimento de amor, orgulho e devoção à pátria.

SÃO SÍMBOLOS NACIONAIS

De acordo com a Constituição Federal de 1988, no capítulo 3 – Da Nacionalidade, o Artigo 13 define que a língua portuguesa é o idioma oficial da República Federativa do Brasil e no parágrafo primeiro, a redação é determina: “São símbolos da República Federativa do Brasil a bandeira, o hino, as armas e o selo nacionais.” – o parágrafo segundo faculta que: “Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão ter símbolos próprios.”

BANDEIRA NACIONAL

BRASÃO DE ARMAS

SELO NACIONAL

HINOS DOS ESTADOS BRASILEIROS

SER PATRIOTA

Pátria significa “a terra do pai”, o país onde moramos e estamos vinculados pelo nascimento ou pela naturalização. Pátria não é um conceito jurídico, mas é citado na Constituição Federal, art. 142:

Art. 142. As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.

Ser patriota é amar o país em que vive. É respeitar seus valores e símbolos nacionais. É sentir-se parte da população numa mesma identidade. É valorizar os preceitos normativos, a ordem e a justiça. É defender a cidadania e o estado democrático de direito. É procurar servir seu país da melhor forma possível.

A AGÊNCIA FEDERAL quer servir ao Brasil por meio de estudos, projetos e soluções em tecnologia que contribuam para impulsionar o país e promover a qualidade de vida, a segurança pública, os direitos humanos, a cidadania, a gestão pública transparente e democrática, o patriotismo e a paz social.